terça-feira, 26 de abril de 2011

Palavra do dia 23/04/2011

Hoje, infelizmente não houve grupo familiar, portanto deixaremos o link do estudo do dia para que os irmãos possam  abrí-lo e estudar.
http://www.devoltaapalavra.com.br/gfcm.asp


Este lindo texto nos leva a refletir sobre alguns acontecimentos de nossas vidas dos quais talvez não compreendamos , mas que devemos como afirma o apóstolo Paulo, dar graças. "

COMO O CARVALHO


Todas as vezes que nos deparamos com problemas em nossa vida, observamos o quanto somos frágeis.

As alegrias se vão e só fica a verdade de que somos impotentes para lidar com adversidades que surgem no decorrer de nossa existência.

Deus nos deixa lições interessantes em sua criação para nos mostrar o contrário, que o homem foi criado forte e que essa força é sempre adquirida e absorvida dessas situações adversas.

Você conhece uma árvore chamada CARVALHO?

Pois é, essa árvore é usada pelos botânicos e geólogos como um medidor de catástrofes naturais do ambiente.

Quando querem saber o índice de temporais e tempestades ocorridas numa determinada floresta, eles observam logo o carvalho (existindo no local, é claro), que naturalmente é a árvore que mais absorve as conseqüências de temporais.

Quanto mais temporais e tempestades o carvalho enfrenta, mais forte ele fica!

Suas raízes naturalmente se aprofundam mais na terra e seu caule se torna mais robusto, sendo impossível uma tempestade arrancá-lo do solo ou derrubá-lo!

Mas não pense que os cientistas precisam fazer essas análises todas para saber isso! Basta apenas eles olharem para o carvalho.

Por absorver as conseqüências das tempestades, a robusta árvore assume uma aparência disforme, como se realmente tivesse feito muita força.

Muitas vezes uma aparência triste!

Cada tempestade para um carvalho é mais um desafio a ser vencido e não uma ameaça!

Numa grande tempestade, muitas árvores são arrancadas, mas o carvalho permanece firme!

Assim somos nós.

Devemos tirar proveito das situações contrárias à nossa vida e ficar mais fortes!

Um pouco marcados. Muitas vezes com aparência abatida, mas fortes!!!

Com raízes bem firmes e profundas na terra!

Podemos, com isso, compreender o que o nosso PAI maravilhoso quis nos ensinar, quando disse que podemos todas as coisas naquele que nos fortalece.

E também a confiança do rei Davi quando cantou:

_"Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte eu não temerei mal algum, porque TÚ estás comigo..."

Por isso quando olhar pela janela o lindo alvorecer, lembre-se de que não há temor com os infortúnios da dia, porque DEUS está consigo!

Ele o protegerá

Se você está passando por lutas muito grandes por estes dias, pense que (como o carvalho)...é só mais uma tempestade que o tornará mais forte, segundo aquele que nos arregimentou!

                                                                           ( autor desconhecido)
Saúde, Paz, Amor e Muito Sucesso!

 

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Palavra do dia 16/04/2011

Esta é uma homenagem ao nosso amado líder "irmão João, o missionário do sertão". Ao fundo a foto de uma bela praça em Mossoró. Sentimos sua falta, meu irmão. Todo o grupo te saúda.


Depois de um louvor abençoado, trazido pela irmã Gracielle , ouvimos uma palavra  edificante ministrada pelo irmão Luis, pois  o irmão João (o mensageiro do sertão) está em missão.
O irmão Luis , nos falou que sentiu no coração de trazer uma ministração sobre  cura, uma vez que pessoas da família de alguns membros do grupo se encontram enfermas. Para isso , pediu autorização para o Bispo Fernando , por esta não ser a palavra que estava preparada.
Lemos o famoso trecho de Isaias 53:4 “certamente ele tomou sobre si nossas enfermidades e nossas dores levou sobre si. O irmão mostrou que as palavras tomou e levou estão no passado , ou seja Jesus já fez o sacrifício por nós. Essa ação está no Kairós de Deus, isso significa no tempo de Deus. O Senhor não se limita ao tempo e ao espaço . Portanto nós devemos sim orarmos para a cura , mas ela acontecerá segundo a vontade de Deus e no tempo Dele. Lembrou que as pregações de hoje são feitas no tempo do homem (no agora) mas Deus não age de acordo com a vontade do homem , por isso muitas pessoas não são curadas na igreja e acabam se frustrando por se acharem excluídas . O irmão lembra, que o mais importante não é a restauração da carne , porque essa já nasce morrendo , o que aliás é necessário que aconteça de acordo com I Cort. 15:36 , pois só assim (morrendo) poderemos ressuscitar com um corpo glorificado (semea-se o corpo na corrupção e ressuscita um corpo na incorrupção I Cort. 13:42).
Segundo o irmão Luís, de acordo com a bíblia, a ênfase maior primeiramente é na cura de nosso espírito, depois alma e por último o corpo. I Tes. 5:23. Não podemos colocar Deus contra a  parede exigir que ele nos cure. O tempo é Dele , que sabe o que é melhor para nós. Além do mais ele tem nos curado de várias formas  e o velho sistema é uma delas.
Encerramos com orações e louvores a Deus.

Por: Lucio de Faria Teixeira

PALAVRA DO DIA 09/04/2011


Antes de mais nada, peço desculpas pela demora, infelizmente tive contratempos que me impediu de postar. Peço desculpas principalmente a você irmão João que está tão longe, mas com certeza procurando saber como estamos . Sua ausência não tem como não ser notada, pois é um membro muito precioso para nós. Estamos com saudades e orando por você. Esperamos que esteja indo bem no seu passeio e em sua missão evangelizadora.
A palavra foi muito edificante. Falou sobre a lei e que Cristo cumpriu  a lei Nele. Ele fez isso porque nós não conseguimos e se não conseguimos estamos debaixo de maldição : Gl. 3:10 “todos quantos, pois , são das obras da lei estão debaixo de maldição. Porque está escrito: maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas escritas no Livro da lei, para praticá-las”.
A escritura é clara quem prefere praticar o que está na lei, deve permanecer em todas as coisas. Jesus sabia disso , que não conseguimos e por isso se fez maldição em nosso lugar Gl. 3:12             
Com muita propriedade, o irmão Luis nos mostrou na palavra que a lei foi colocada por Deus para mostrar ao homem para ele se perceber, ver suas limitações e saber que precisa de Deus.
Em Gálatas 3:24 podemos ver que a lei foi colocada como “aio” para nos conduzir a Cristo. Um Aio era um escravo colocado para acompanhar a criança e que apontava e castigava o mau comportamento. Também em Romanos 5:20 podemos ver que a lei foi posta para avultar (aumentar ) a ofensa . Sendo assim, quem procura viver fora da graça de Cristo, utilizando-se das práticas do antigo testamento , está vivendo no jugo da escravidão. Paulo nos admoesta a viver na liberdade que Cristo nos libertou. “Permanecei pois firmes e não vos submetais, de novo a jugo de escravidão” Gálatas 5:1              .
Por fim , o imão Luis reafirmou o que o nosso bispo sempre enfatiza : “o que o pastor fala , você deve acreditar SE estiver escrito na bíblia”, com isso ele finaliza o estudo nos encorajando a meditar e estudar sempre a palavra de Deus.
Encerramos com orações , não esquecendo de interceder por nosso amado irmão João que está longe dos olhos, mas perto do coração.

Por: Lucio de F. Teixeira                                                                                                                                                                                                                         

segunda-feira, 11 de abril de 2011

SAUDADES

Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa, e que não haja entre vós dissensões; antes sejais unidos em um mesmo pensamento e em um mesmo parecer. (1Cor.1:10) 
Entre voce e Deus
Muitas vezes as pessoas são egôcentricas, ilógicas e insensatas.
Perdoe-as assim mesmo.
Se voce é gentil, as pessoas podem acusá-lo de egoísta, interesseiro
Seja gentil assim mesmo.
Se voce é um vencedor,terá alguns falsos amigos e alguns inimigos verdadeiros.
Vença assim mesmo.
Se voce é honesto e franco, as pessoas podem enganá-lo.
Seja honesto e franco assim mesmo
O que voce levou anos pra construir, alguém pode destruir de uma hora para outra
Construa assim mesmo
Se voce tem paz e é feliz, as pessoas podem sentir inveja
Seja feliz assim mesmo
O que voce faz hoje pode ser esquecido amanhã
Faça o bem assim mesmo
Dê ao próximo o melhor de voce, mas isso pode nunca ser o bastante
Dê o melhor de voce assim mesmo
Veja voce que, no final das contas, é entre voce e Deus
Nunca foi entre voce e as outras pessoas.

Vou acompanhar as reuniões do grupo pelo o blog, mas como foi a reunião de sábado, espero que tenha sido como sempre tem acontecido Uma BENÇÃO!!!
Estou com muita saudade de voces, um abraço na familia: Irmã Graça, Janaina, Gardênia, Luciana, Jemima, Lurdes e o Janio, Gugu, Gracielle, Carlos e Danúzia,Luis e Ester, Seu Luis, a irmã Ozete, Lúcio, Marlene e familia, e o Irmão Dilherme.
Sábado eu estive em Mossoró (RN), para a cerimônia de formatura da minha sobrinha, segunda em Aracati (CE) e quarta feira eu volto pra Fortaleza. Domingo estive em uma igreja Batista, mas a saudade é grande das nossas pregações.

A Paz de Cristo

João Batista

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Encontro de sádado dia 09/04

Acontecerá na escola EICCA  às 19:30 . Venham e participem . Teremos um louvor abençoado condizido pela nossa irmã Gracielle e com certeza uma palavra abençoada ministrada pelo irmão Luís, já que o irmão João se encontra a milhares de km daqui (aproveite as férias irmão, já estamos sentindo sua falta).

OBS.: Os irmãos : Lúcio e Marlene levarão o lanche.

domingo, 3 de abril de 2011

Palavra do dia 19/03











Hebreus 11:1 – “A fé é   a certeza das coisas que se esperam e a convicção de fatos que se não vêem e”.
O objetivo desta palavra foi nos levar  a olhar o texto através de uma perspectiva bíblica, ou seja, não apenas observar o contexto isolado como fazem muitas igrejas o que acaba distorcendo a verdadeira intenção da palavra. Muitos usam esse versículo para declarar vitória financeira, conquista de algum objetivo pessoal e assim por diante. Isso não é a fé declarada por Hebreus, isso é confissão positiva.  Para entender a intenção do autor, é necessário voltar o olhar para os versículos anteriores e posteriores. No capítulo 10:32-36 vemos que os que se converteram sofreram muito, pelas perseguições e tribulações, confisco de bens. No entanto o autor lembra VS. 34 que eles tinham patrimônio superior durável, ou seja, em comparação com esta eterna aliança (9:15), os bens perdidos por amor de Cristo não tem valor algum. Vemos também nos versículos 37-39 as palavras que endossam Heb. 11:1 “Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará, todavia, o meu justo viverá pela fé. Se retrocederdes, nele não se compraz minha alma. Nós porem, não somos dos que se retrocedem para perdição; somos, entretanto, da fé, para conservação da alma”.
Sendo assim, fica claro observar que o texto de Heb. 11:1 de forma alguma não se refere a bens ou objetivos pessoais, ele mostra o contrário, não são bens terrenos, são bens espirituais. Os fatos e coisas mencionados referem-se à vinda do Senhor Jesus, pois somente pela fé poderemos enxergar o futuro descrito nas promessas de Deus.
Essa fé é sobrenatural, ela não vem de nós, mas nos foi dada por Deus, isso podemos conferir em Tito 1:1b “a fé é dos eleitos de Deus”.
Dando continuidade, o irmão Luis, complementou o comentário do irmão João, afirmando que o que gera idéias errôneas quanto à palavra de Deus são a forma como ela é entendida e nesse contexto existem três tipos de interpretações:
·         Pessoal e descontextualizada;
·         Descontextualizada com versículos isolados;
·         Nova e velha aliança.
Segundo ele, é preciso estudar a palavra, examinar, para não cair nesses três erros acima descritos. Os fariseus erraram (Mat. 9:14-17) e muitas igrejas também agem assim. Precisamos estar atentos para não fazermos igual.
“Nem se põe vinho novo em odres velhos; do contrário, rompem-se os odres, derrama-se o vinho, e os odres ser perdem. Mas põem-se vinho novo em odres novos, e ambos se conservam” Mt. 9:17 . João Batista, disse que pegar as práticas do antigo testamento e colocar no novo, não vai funcionar. O antigo testamento é apenas uma sombra do novo. Quando Deus estabeleceu à prática do jejum a intenção não era criar um homem prepotente e arrogante.
Isaías 58-3-6 “Por que jejuamos nós, e tu não atentas para isso? Por que afligimos a nossa alma, e tu não o levas em conta? Eis que, no dia em que jejuais, cuidais dos vossos próprios interesses e exigis que se faça todo o vosso trabalho.
    4 Eis que jejuais para contendas e rixas e para ferirdes com punho iníquo; jejuando assim como hoje, não se fará ouvir a vossa voz no alto.
    5 Seria este o jejum que escolhi, que o homem um dia aflija a sua alma, incline a sua cabeça como o junco e estenda debaixo de si pano de saco e cinza? Chamarias tu a isto jejum e dia aceitável ao SENHOR?
    6 Porventura, não é este o jejum que escolhi: que soltes as ligaduras da impiedade, desfaças as ataduras da servidão, deixes livres os oprimidos e despedaces todo jugo?”
A verdadeira intenção do jejum pode ser vista no VS. 7 “Porventura, não é também que repartas o teu pão com o faminto, e recolhas em casa os pobres desabrigados, e, se vires o nu, o cubras, e não te escondas do teu semelhante?”
Assim como os fariseus e os discípulos de João  estavam fazendo o jejum de forma errada, hoje, muitos irmãos tem usado o jejum para barganhar com Deus. Jesus veio para ensinar a forma correta e ela é firmada na nova aliança.
 Velha e nova aliança
A nova aliança foi necessária, porque a velha aliança, feita no Sinai foi quebrada pelo homem. Jeremias 31:31-32
31 Eis aí vêm dias, diz o SENHOR, em que firmarei nova aliança com a casa de Israel e com a casa de Judá.
    32 Não conforme a aliança que fiz com seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para tirá-los da terra do Egito; porquanto eles anularam a minha aliança, não obstante eu os haver desposado, diz o SENHOR.
A nova aliança deu certo porque não dependia mais do homem e sim exclusivamente de Deus. Portanto, a revelação do novo testamento não pode se encaixar no antigo, porque se rompe , foi isso que Jesus falou em Mt. 9:17.
Vejamos um texto bem conhecido em Deuteronômio 19:5-6
Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha; 6 vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa.
Esse texto mostra a intenção de Deus, fazer do povo uma nação santa, reino de sacerdotes. Mas tinha uma condição: guardar a aliança Dele, e isso sabemos que não aconteceu, como bem frisou Jeremias.
Agora na Nova aliança vejamos um texto semelhante. 1Pedro 2:9
“Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus”,
Com a nova aliança feita através do sacrifício de Jesus, hoje somos Nele, nação santa, sacerdócio real, propriedade exclusiva de Deus.
O período da Lei era comparado como a menor idade. Por isso não tinham uma visão clara. Os acontecimentos da antiga aliança eram apenas sombras das coisas que haveriam de acontecer. Colossenses 2:17.
Na velha aliança fica bem evidente a questão do ter, do material, já na nova aliança o que é frisado é o espiritual. A teologia da prosperidade, a confissão positiva e quem guarda os dias, usam o velho testamento.Conhecer a verdade, e continuar incorrendo no erro , é escolher o terreno, preferir o velho e desprezar o novo, o espiritual , o sacrifício feito por Jesus.
Encerramos esse pequeno relato do nosso GFCM, mas para finalizarmos com chave de ouro, colocamos alguns trechos do livro Odre Velho, Vinho Novo, pag. 176:
“A salvação oferecida por ele é completa, porque seu sacrifício foi completo... Por essas e outras razões, dizemos que a nova aliança é superior à primeira, tanto em natureza, quanto em eficácia, tendo a certeza que por meio dela, o Deus soberano há de cumprir com toda sua vontade”

Quer saber mais sobre a nova e velha aliança?
·         Leia os evangelhos e as cartas;
·         Leia o livro: Odre Velho, Vinho Novo -  http://www.devoltaapalavra.com.br/livro_odre.asp
·         Assista à nova Série de Mensagens "A revelação de Jesus Cristo no evangelho de João".  http://www.devoltaapalavra.com.br/ a mensagem do dia 02/04 – frisa a respeito do material e do espiritual.

Por: Lucio de F. Teixeira